Enzo,
Domingo foi a primeira Páscoa da sua existência nesse formato de vida
E o seu pai e a sua mãe passaram na minha casa e deixaram um ovo gigante pra mim!
Eu tava meio emburrada - que é quando você quer que os outros vejam que você está chateado com alguma coisa -
Mas foi só ver aquele ovo tão grande, eu sarei! - o ovo, que vem do animal galinha, na Páscoa ele vem do animal coelho, e é de chocolate. Mas na verdade, é tudo de faz de conta - que faz parte do mundo das crianças mais que dos adultos, se bem que os adultos bem que poderiam ter mais faz de conta porque é muito legal mesmo.
Eu dei um beijo em você por cima da bata verde que a sua mãe tava usando
Ela fica linda de verde, quando você tiver morando aqui fora, vai concordar comigo!
Aí, à noite, todos nós fomos comer sushi - que é feito de peixe cru e todo adulto gosta
e algumas crianças também - especialmente as crianças japonesas, que é de onde vem esse prato de comida - mas a sua mãe não pode comer porque o peixe cru traz algumas doenças que você ainda é muito pequeno para pegar. Não fique triste com isso porque o seu pai se encarregou de comer por vocês três um tantão de sushi, tá?
Ainda bem que ele está fazendo exercícios físicos regularmente e eu acho que é pra evitar aquela piada sem graça que as pessoas fazem com os papais que estão esperando bebês; é que as mamães ficam barrigudas e os adultos acham engraçado falar que são os papais que estão com os nenéns lá dentro ... entendeu?
Bem, quando você me conhecer melhor vai saber que o meu forte não é contar as piadas.
Eu geralmente sou o foco delas...(agora, foi engraçado, vai!)
No jantar, lá no restaurante japonês, a sua mãe contou pra gente que o seu quartinho será decorado de carneirinhos. Eu achei a idéia muito boa porque carneirinhos são animais fofinhos e lembra paz, campo, aconchego
- assim, quando você já estiver dormindo e acordando aqui do lado de fora, quase vai parecer com o que você tá fazendo aí dentro. Só que com mais perfumes e mais sons. Essas duas coisas você vai entender melhor quando crescer. Mas eu garanto que você vai a-do-rar ! O nariz e os ouvidos, que você já tem só que ainda não foram ligados, são duas partes ótimas do nosso corpo - todo mundo tem, os adultos e as crianças.
A sua mãe estava com uma bata vermelha e branca e o Fábio - que eu acho que você pode começar a chamar de tio - um nome que a gente dá quando o homem casa com a tia da gente (só que o Fábio não é casado comigo, mas tem uma torcida pra ele me pedir em casamento. Se ele pedir, eu vou aceitar. Mas até isso acontecer, você já vai ter nascido e vai gostar muito de ir no meu casamento com o seu futuro-talvez-quase-certo-tio Fábio. Vai ter fotografias, comida, dança e muita gente pegando em você!)
- aí, o Fábio fez uma piada com a sua mãe perguntando se ela tava de quimono. Olha Enzo, eu acho graça de muita coisa, mas dessa piada, eu não achei. Sabe por quê? Porque eu não entendi! Quimono? Ué, será que ele nunca viu luta marcial? Bom, eu fiquei com vergonha de falar que não entendi ... aí, fiquei calada.
Isso é outra coisa que você vai entender melhor quando me conhecer assim, pessoalmente. Se eu ficar muito calada, é porque eu tô emburrada (que é aquilo que eu já te expliquei), com sono, com fome, ou não entendi. Resumindo, a gente é muito parecido, apesar de você ser um garoto e eu ser uma garota.
Bom, depois que todo mundo comeu muito, mas muito mesmo, a sua mãe foi ficando com sono - porque ela sempre gostou de dormir cedo e agora que você tá na barriga dela eu acho que ela fica com mais sono ainda!
- Aí, a gente resumiu as histórias - menos o vovô Hércelus, que gosta muito de contar histórias e fica difícil a gente interromper porque ele vai emendando. É engraçado, você vai rir muito dele!
- vovô é o homem que é o pai do nosso pai ou da nossa mãe.
Quase todas as crianças tem dois avôs e essas são as mais sortudas! Você é uma criança sortuda porque você tem dois vovôs - e tem algumas crianças que têm três, quatro, porque os pais e as mães casaram mais de uma vez - na sua escola, com certeza vai ter amiguinhos com 3 avôs!
Amigos são pessoas que a gente gosta e elas gostam da gente, às vezes porque a gente faz coisas juntos, às vezes porque a gente sente coisas parecidas e às vezes as duas coisas ao mesmo tempo!
Tem amigos que são até da nossa família! É bom porque economiza energia emocional, um conceito que eu inventei agora e não vou conseguir te explicar.
O seu pai é meu amigo, porque a gente faz coisas juntos e porque a gente sente as coisas parecidas. O seu pai é meu irmão e por isso eu sou sua tia, e da sua família! Tem muitos irmãos que não são amigos. O seu pai e eu somos amigos e irmãos e eu acho que nós somos muito sortudos!
Sorte é uma coisa que a vida dá pra gente quando a gente tá distraído e lembra a gente que é muito bom estar vivo.
As pessoas valorizam muito a sorte com as coisas da vida. Mas eu valorizo mais as conquistas e as pessoas que eu amo.
Amor é um sentimento diferente de estar emburrada.
É quando a gente fica feliz de ver a pessoa. E a gente quer que a pessoa fique feliz o tempo todo, às vezes até quando a gente mesmo tá emburrado.
Você vai demorar pra entender o amor. Mas eu aposto que você já tá rindo aí dentro porque você já sente o amor! Toda criança tem, e já vem ligado no nosso corpo. Muito antes do coração, vem das sementes, dos desejos e das alegrias do universo inteiro!
Feliz primeira Páscoa, Enzo!
seja bem vinda, fabiana, à razaopoesia, espero que vc esteja sempre por lá e que a gente aqui tão pertinho (na terra dos crachás) acabe qualquer dia tomando um café. estou sempre na unb...e o café de lá é ótimo.
ResponderExcluirparabéns a Enzo...
gustavo.
Enzo, vai aprendendo com a tita como escrever bem, viu?! O papai tá aqui no trabalho - que é um lugar onde as pessoas vão fazer alguma coisa em troca de dinheiro -lendo essa mensagem e rindo e chorando ao mesmo tempo - rir é uma das melhores manifestações de alegria. E choro... bom, choro vc vai saber muito bem o que é.
ResponderExcluirAcho que a sua tia vai ser muito coruja, viu? Ah, coruja é um bicho que dorme de dia e fica acordada à noite, mas a sua tia dorme o dia e a noite inteiros se a gente deixar. A gente usa a expressão "coruja" pra falar de uma pessoa que gosta muito da gente, mas principalmente que gosta de tudo que a gente faz.
Um beijo com lágrimas, sorrisos e risos do papai.
inspiração linda!
ResponderExcluirsaudadesssssssssssss
mas deixa q eu agüento!
aproveite bem seus dias longe do mundo abissal
":)
bjossss
Que delícia pro Enzo ter uma tia como vc, Fabis!!! Adorei!!! Tudo tão explicadinho... Fora o que ele vai captando no ar, sem q ninguém explique nada! Que carinho!!!
ResponderExcluirVc vai ver como a família fica melhor com o bebê já fora da barriga! Parece q todo mundo se ama mais, é uma delícia! Daí vc fica agradecendo mais ainda aquela amizade familiar, aquela afinidade e identidade sangüínea!
Ah, só uma coisa: eu acho q o nariz e os ouvidos do Enzo já estão ligados, viu?! Pergunta pra ele... Se ele der um chutinho...
Beijos com saudades,
da mãe da Marina
Lindo, lindo! Posso contar a historinha para o meu Enzo também? Sabe que você é uma das minhas escritoras favoritas, né?
ResponderExcluir