24.7.09

Brilho, Contraste, Nitidez

A saga laser continua.
Fui ao oftalmologista tirar a lente de contato que protegia meus olhos até então.
A cirurgia que fiz, apesar de mais rápida e sem cortes, é a de mais lenta recuperação.
Isso porque minha córnea era fina e disforme demais e não suportaria passar por outra técnica.
Tudo isso foi o que me contaram os médicos.

Bom, hoje é dia oito pós operatório.
E está tudo bem pior.
Além de o foco estar desligado - sim, porque não há uma lógica para o que eu enxergo com nitidez - a luminosidade agora me dá dores de cabeça e os olhos parecem cobertos com uma fina película de lixa de unha. Arranhando devagar e insistentemente, ora nos cantos, ora no meio, ora em todo lugar! Por quatro vezes, tive a nítida sensação de que uma agulha de costura espetava meu olho direito.

Mas, como teimo em ser um pouco Pollyanna em tudo, eu devo dizer que
pela primeira vez na vida - ou que eu tenho memória - vejo cores e luzes tão intensas!
Os vermelhos e azuis!
Os reflexos e brilhos.
É uma sensação incomparável.
Me faz pensar sobre a limitação que temos para tudo e nem sabemos.
Claro, usava óculos, sabia que não enxergava bem. Mas, de óculos, eu tinha certeza que via tudo que era possível ver!
Mas estava errada.
Ainda continuo sem ver o que é possível. Sem foco, sem nitidez...
E quando tudo voltar ao normal?
Será que verei tudo como realmente é?

3 comentários:

  1. Fabi, sua cirurgia foi PRK? Achei que tinha sido Lasik. Eu fiz PRK e também sofri um pouco no início. Principalmente quando fiz o 2º olho (fiz um de cada vez), pois a lente "colou" e não saiu na primeira tentativa da médica. Resultado: mais uns dias de lente pra garantir a recuperação. Mas valeu a pena. Hoje, passados 3 anos, eu tenho a sensação de que o grau está voltando, pois vejo umas coisas embaçadas. Mas quando vou às consultas de acompanhamento, meu grau sempre está zerado. Na última, a médica falou "Provavelmente, o que você está vendo embaçado é o que todos vemos embaçado. É uma distância que ninguém enxerga direito mesmo". É que a gente fica achando que adquiriu visão de super-homem... Beijos e sucesso na recuperação!

    ResponderExcluir
  2. E quem é que nessa vida chega a ver tudo como realmente é?

    ResponderExcluir
  3. concordo com a Marcya.
    =)

    e bota lenta nessa recuperação, viu? meu amigo daqui, q se dizia ótimo no dia seguinte, ainda tá esperando pra ver se enxerga BEM de verdade.
    ":)

    bjossss

    ResponderExcluir