2.6.09

Elogios, por favor!

Subitamente, ando recebendo elogios.
De todas frentes, de todos os estilos.
Só agora me dou conta do quanto de tempo fico sem ouvir um elogio.
E o pior, sem fazer um. Unzinho sequer.

É estranho porque admiro muito as pessoas ao meu redor.
Mas não penso essas admirações em voz alta.
Sei lá, fico esperando a hora certa...

Talvez o mesmo se passe com outros, que jamais me elogiam.
Poxa, nem sequer a cor do batom?

Tenho medo de fazer um elogio.
Porque não quero o mesmo de volta,
e isso poderia constranger o outro - pensar que eu quero algo em troca -
e se ver forçado a mentir um elogio para mim
isso sim, seria péssimo!

Tenho medo da força das palavras, da entonação, do jeito que eu vou olhar nos olhos pra falar
Tenho medo de mim
E dos pensamentos que moram em mim
Até os bons pensamentos
- que camisa linda
- seu cabelo tá cheiroso
- você é tão carinhosa com a sua filha
A lista de elogios não termina

Mas me calo. Me envergonho de gostar do próximo e deixá-lo saber disso?
Do meu interesse
Da minha admiração
Encanto?

O fato é esse - eu quase nunca elogio. Ninguém.

E só agora que começo a sentir falta de elogios
Vejo o quanto perpetuo a roda gigante dessa mudez:
vou começar a elogiar e pronto!
Vou instituir o dia do elogio -
data em que todas as pessoas deverão elogiar todos ao redor
- mas não vale mentir -

É isso!
O dia do elogio!
Leitores! Vamos votar a data ideal!
Um dia no inverno quando estamos todos mais calados e intrspectos?
Um dia no verão quando o novo ano ainda é cheio de energia?
Depois da Páscoa?
Bem no meio do ano?
E que tal, todos os dias?

Para começar, vou começar me elogiando -
vou ali no espelho olhar nos meus olhos e sorrir um elogio bem lindo pra mim!

2 comentários:

  1. Prima, parabéns pelo post!!! Vou adotar também essa "premissa" (?) na minha vida! Beijos!

    ResponderExcluir